Raspberry Pi
O que é o Raspberry Pi?
Este módulo do tamanho de um cartão de crédito apareceu em 2006 com a proposta de atender instituições de ensino em defesa da inclusão digital de pessoas carentes e foi inspirado pela BBC micro desenvolvida em 1981.
Trata-se de um módulo com baixo custo contendo os recursos de um mini computador pessoal em miniatura podendo ser conectado a periféricos convencionais tais como uma TV, teclado e mouse USB encontrados no mercado.
Além disso, também possui uma parte dedicada a controlar pequenos dispositivos através de portas de entrada/saída digitais de forma facilitada através de APIs e aplicativos que vem pré instalados.
Foram lançados vários modelos por diferentes fabricantes evoluindo assim, os recursos e poder de processamento a cada nova versão.
Inicialmente, utilizou o Atmel ATmega644 mas para alcançar este nível de compactação e aumentar a confiabilidade do módulo foi utilizado componente SoC da Broadcom BCM2835 contendo processador ARM de 700 MHz core ARM1176JZF e poderoso GPU além de 256 ou 512 MB de memória RAM e controlador de cartão SD onde geralmente é instalado o sistema operacional.
O sistema operacional mais comum é o Raspbian, uma distribuição de linux baseado no Debian adaptado para o Raspberry Pi, porém, por utilizar o mesmo componente SoC que um Smartphone, um dos sistemas operacionais disponível é um Android.
Notem que não há dissipador de calor e ventiladores. Isto se deve ao CPU e GPU trabalharem numa frequência abaixo do qual foram projetados e por este motivo a maioria dos dispositivos aceitam fazer Overclock. Ao fazer Overclock, dissipadores e ventiladores serão necessários.
As portas USB são capazes de aceitar periféricos tais como teclados, mouse, interface de rede e adaptadores HUB
A saída de vídeo composto foi projetada para usar TVs em vez de monitores de computadores. Apesar de que atualmente também possuem saída HDMI, saída para tela sensível a toques LCD usando SPI e acessórios para câmera IR.
Também há saída de Audio no padrão dos fones de ouvido e a maioria vem com conector de rede apesar de todos os modelos possuírem interface WiFi.
Possuem 8 pinos GPIO, suporta portas UART, I2C, SPI para controlar periféricos e se comunicar com dispositivos IoT
As fontes de energia sempre foram de 5V requerendo menos de 1A para funcionar corretamente, sem contar com o consumo dos periféricos. O conector de energia é o mesmo padrão da maioria dos celulares podendo utilizá-los desde que seja provida a corrente necessária.Para dar suporte ao Raspberry Pi, surgiram vários acessórios permitindo mais possibilidades de uso e também vários sensores, botões, display e módulos para o ensino de programação e eletrônica.
Há também uma câmera para ser conectada ao conector CSI já disponível para esta função.
Além dos pinos de entrada/saída de periféricos parecidos com o Arduino, há placas de expansão (HAT) extendendo funcionalidades assim como os Shields do Arduino. Essas placas HAT possuem uma pequena memoria que informa ao Raspberry sua presença e dados necessários para auto configuração.
Raspberry Pi 3 Model B
Hoje, inicio de 2017, temos o Raspberry Pi 3 Model B como um dos últimos modelos lançados com as seguintes características: