Github - Dicas e truques
O git é uma poderosa ferramenta que permite o gerenciamento do código de projetos facilitando o trabalho do desenvolvedor e gerente de projetos controlando não somente os códigos dos programas, mas também a documentação e outros artefatos permitindo:
- Acesso fácil pela rede;
- Vários protocolos de comunicação;
- Versionamento dos documentos;
- Controle de acesso;
- Merge de documentos;
- Múltiplas ferramentas disponíveis em várias plataformas;
- Acesso integrado nas principais IDEs;
- Vasta documentação e exemplos de utilização.
Esta ferramenta se tornou tão importante que muitos desenvolvedores a utilizam seu usuário no github como referencia de seu potencial profissional em seus currículos.
O manual do git pode ser encontrado aqui: https://www.kernel.org/pub/software/scm/git/docs/user-manual.html
Mas para os que preferem aprender com artigos em português, sugiro o seguinte link:
http://www-cs-students.stanford.edu/~blynn/gitmagic/intl/pt_br/book.html
Contribuição
Graças ao colega OraculoX, Daniel, consegui implementar com sucesso a configuração no eclipse para publicar a biblioteca para o Arduino que criei.
A ferramenta git-scm pode ser encontrada no https://git-scm.com/, muito útil para iniciar rapidamente a utilização do git nas principais plataformas, independente de IDEs e outras aplicações.
O github é atualmente o melhor lugar na nuvem para compartilhar codigos, facilitando a cooperação entre times de desenvolvedores fornecendo a infra-estrutura necessária para o desenvolvimento colaborativo gerenciado.
O github abre automaticamente, o README na página inicial do seu projeto que podem estar no formato README, README.txt, README.md e README.adoc. Apesar de todos eles serem arquivos de texto, cada um deles possui sua própria sintaxe e portanto cada um tem suas vantagens e desvantagens.
O iniciante pode escrever o README.txt que é simplesmente um arquivo texto sem qualquer recurso especial de formatação e não requer nenhum conhecimento adicional, para entregar seu projeto no github rapidamente.
O site do projeto markdown http://daringfireball.net/projects/markdown/ fornece informações super úteis para confeccionar documentos README.md. O repositório do Github https://github.com/adam-p/markdown-here/wiki/Markdown-Cheatsheet serve como referencia aos recursos desta poderosa ferramenta.
Para informações sobre o formato do README.adoc, o site do projeto AsciiDoc http://asciidoc.org/ é um ótimo ponto de partida.
Este README é muito importante para divulgar o funcionamento e correta implementação da ferramenta oferecida no github, sendo a principal fonte de instrução para o novo usuario e portanto deve ser o mais detalhado possível ou pelo menos indicar as referências de outras fontes para mais informação.
Cadastro no github
O cadastro no github é bem fácil e rápido. Basta ir ao site http://github.com e seguir as instruções. Se estiver tendo dificuldades, por favor, compartilhe conosco adicionando seu comentário.
Criação de novo repositório
No github, os projetos são chamados de repositórios e podem ser abertos ao público ou privados.
Os repositórios privados permitem o controle de quem tem acesso ao conteúdo porém são pagos. Vale a pena para pequenas empresas ou grupo de desenvolvedores que não podem arcar com seu próprio servidor git.
Uma vez logado no github, selecione a opção do menu "+" no topo a direita: "New repository". Entre com o nome do seu repositório em "Repository name".
Vale a pena lembrar
A dica importante que sempre recomendo a todos é evitar acentuações, espaços e caracteres especiais em nomes de repositorios, artefatos de programação, variáveis, classes, etc...