O que é o Raspberry Pi?
Este módulo do tamanho de um cartão de crédito apareceu com a proposta de atender instituições de ensino em defesa da inclusão digital de pessoas carentes.
Trata-se de um módulo com baixo custo contendo os recursos de um mini computador pessoal em miniatura podendo ser conectado a periféricos convencionais tais como uma TV, teclado e mouse USB encontrados no mercado.
Além disso, também possui uma parte dedicada a controlar pequenos dispositivos através de portas de entrada/saída digitais de forma facilitada através de APIs e aplicativos que vem pré instalados.
Foram lançados vários modelos por diferentes fabricantes evoluindo assim, os recursos e poder de processamento a cada nova versão.
Para alcançar este nível de compactação e aumentar a confiabilidade do módulo foi utilizado componente SoC da Broadcom BCM2835 contendo processador ARM de 700 MHz e poderoso GPU além de 512 MB de memória RAM e controlador de cartão SD onde é instalado o sistema operacional.
O sistema operacional mais comum é o Raspbian, uma distribuição de linux baseado no Debian adaptado para o Raspberry Pi, porém, por utilizar o mesmo componente SoC que um Smartphone, um dos sistemas operacionais disponível é um Android.
Notem que não há dissipador de calor e ventiladores. Isto se deve ao CPU e GPU trabalharem numa frequência abaixo do qual foram projetados e por este motivo a maioria dos dispositivos aceitam fazer Overclock. Ao fazer Overclock, dissipadores e ventiladores serão necessários.
A saída de vídeo foi projetada para usar TVs em vez de monitores de computadores. Apesar de que muitos notebooks também possuem saída HDMI.
Também há saída de Audio no padrão dos fones de ouvido e a maioria vem com conector de rede apesar de todos os modelos possuírem interface WiFi.
Acessórios
Configuração básica com monitor de vídeo touchAs fontes de energia sempre foram de 5V requerendo menos de 1A para funcionar corretamente, sem contar com o consumo dos periféricos. O conector de energia é o mesmo padrão da maioria dos celulares podendo utilizá-los desde que seja provida a corrente necessária.
Para dar suporte ao Raspberry Pi, surgiram vários acessórios permitindo mais possibilidades de uso e também vários sensores, botões, display e módulos para o ensino de programação e eletrônica.
 
Há também uma câmera para ser conectada ao conector CSI já disponível para esta função.
Além dos pinos de entrada/saída de periféricos parecidos com o Arduino, há placas de expansão (HAT) extendendo funcionalidades assim como os Shields do Arduino. Essas placas HAT possuem uma pequena memoria que informa ao Raspberry sua presença e dados necessários para auto configuração.

Raspberry Pi 3 Model B

Hoje, inicio de 2017, temos o Raspberry Pi 3 Model B como um dos últimos modelos lançados com as seguintes características: