Tutorial‎ > ‎Arduino‎ > ‎Referencia‎ > ‎

if()

if (comando condicional) and ==, !=, <, > (operadores de comparação)

O comando condicional if, que significa se, é utilizado em conjunto com algum operador de comparação e o resultado desta comparação fará com que o comando if execute uma linha ou um bloco será executado. O formato de uso do comando está apresentado abaixo:
if (someVariable > 50)
{
  // do something here
}

O programa verifica se alguma variável é maior do que 50. Se for verdade, o programa toma uma ação em particular.
Dizendo de outro modo, se a expressão dentro do parenteses for verdade, os comandos dentro do bloco serão executados. Por outro lado, se expressão dentro do parenteses for falsa, os comandos dentro do bloco não serão executados.

As chaves que indicam o bloco a ser executado caso if retorne verdadeiro podem ser omitidas caso houver apenas uma linha de expressão a ser executada. Neste caso, o que vier após o ; (ponto e vírgula) será executado independente do comando if.
if (x > 120) digitalWrite(LEDpin, HIGH); 

if (x > 120)
digitalWrite(LEDpin, HIGH); 

if (x > 120){ digitalWrite(LEDpin, HIGH); } 

if (x > 120){ 
  digitalWrite(LEDpin1, HIGH);
  digitalWrite(LEDpin2, HIGH); 
}                                 // all are correct

A expressão sendo avaliada dentro do parenteses quequer o uso de um ou mais operadores:

Operatores de comparação:
 x == y (x is equal to y)
 x != y (x is not equal to y)
 x <  y (x is less than y)  
 x >  y (x is greater than y) 
 x <= y (x is less than or equal to y) 
 x >= y (x is greater than or equal to y)

Atenção:
Lembre-se que se, por acidente, utilizar o = (simbolo de atribuição) no lugar do == (símbolo de comparação) poderá alterar alguma variável causando comportamento inesperado. Por exemplo, neste código  if (x = 10) a variavel x adotará o valor 10 e sempre retornará verdadeiro para o comando if. O correto, neste caso, é if (x == 10) que irá retornar verdadeiro somente caso o valor de x seja 10.
Este comportamento é explicado porque a linguagem C avalia a expressão if (x=10) do seguinte modo: x adota o valor 10, o comando if avalia o valor 10 que significa TRUE (verdadeiro) por ser um número diferente de 0 (FALSE).

O comando if pode fazer parte de uma estrutura de comandos maior em conjunto com o comando else (if ... else).



As informações acima foram compiladas a partir do site Arduino.cc e os códigos de exemplos são considerados de domínio público.
Por favor, se por acaso encontrar algum erro ou quizer sugerir alguma melhoria, copie o endereço desta página e envie o formulário na página de Contato escolhendo o assunto desejado.