Arduino IDE Eclipse

Sobre o Eclipse

O Eclipse é um projeto da IBM que deu tão certo que rendeu muitos projetos a partir dele.

Inicialmente, ele foi desenvolvido para auxiliar nos projetos em JAVA e agora temos IDEs para PHP, C/C++, Phyton e muitos outras linguagens.

Sua interface gráfica se tornou tão modular e tão flexível que ele acabou se tornando um container de plugins e tudo nele é implementado através de plugins OSGi.

Como IDE, ele é excelente provendo tudo o que os maiores IDEs são capazes de oferecer e muito mais. Portanto, ao portarmos o ambiente do Arduino para o Eclipse, temos muitas vantagens em relação ao IDE original pois apesar da IDE já ser produtiva, só possui o básico para poder criar o seu código e transferir pro Arduino.

Encontrei alguns plugins para o Arduino e o mais completo é o que encontrei aqui: http://eclipse.baeyens.it/

Eclipse implementado por Jantje Baeyens

Normalmente, as implementações vem em forma de plugins e podem ser instaladas diretamente de dentro do próprio Eclipse. É o caso deste plugin e a instalação é bem simples porém depois da instalação, são configuradas várias funcionalidades para que a IDE fique mais parecida com a IDE original e pode ser complicado para aqueles que não estão acostumados com este tipo de ambiente de desenvolvimento, principalmente porque os desenvolvedores de Arduino são na maior parte iniciantes.

A versão atual é a 4.1 e possui o codinome Sloeber.

Recomendo fortemente a entrar na página principal http://eclipse.baeyens.it/index.shtml e assistir os vídeos.

Instalação do Sloeber

No menú superior, escolha Install e depois Windows.

Escolha o Product Bundle (produto inteiro) contendo tudo que é necessário e já configurado, de acordo com o seu Windows, 32 ou 64 bits. Lembre-se de baixar o JDK que combine também. Testei aqui com o JDK 8.

The version I downloaded is V4.1_win64.2017-05-25_16-52-16.tar.

Mova o arquivo no local onde deseja ter o eclipse instalado e descompacte.

Verifique se já possui o JAVA Development Kit instalado, caso não possua, baixe e instale

Inicie o Sloeber executando o sloeber-ide.exe e verá uma tela como este aqui embaixo.

Em algum momento, o windows irá detectar tentativa do Sloeber acessar a Internet. Permita total acesso.

Ao final, será apresentada a tela Welcome. Abaixo, temos a tradução:

O que fazer para o início rápido

Espere a configuração terminar.

Este será a única vez após a instalação do Sloeber

Conecte o Arduino no seu PC enquanto espera.

Somente as placas Arduino vem pré-instaladas.

Para adicionar outras placas vá para windows - preferences - arduino - Third party index url's e adicione arquivos json para novas placas.

Dica: Se clicar no Where do I find json URL's? Será apresentada uma lista de URL's json com detalhes sobre as placas tais como:

ESP8266 Community: http://arduino.esp8266.com/stable/package_esp8266com_index.json
Generic ESP8266 modules
Olimex MOD-WIFI-ESP8266
NodeMCU 0.9 (ESP-12)
NodeMCU 1.0 (ESP-12E)
Adafruit HUZZAH ESP8266 (ESP-12)
SparkFun Thing
SweetPea ESP-210
WeMos D1
WeMos D1 mini

Caso queira adicionar as placas do ESP8266, basta usar a URL acima para adicionar a lista, marcar o Update local json files (including library), como na tela abaixo:

Pressione o botão para criar um novo sketch.

Assim como o fazemos no IDE Arduino só que aqui temos um guia inteiro te permitindo iniciar através de exemplos.

Pressione o botão para fazer upload

É por padrão ser questionado se deseja fazer a construção do código antes.

É bom saber

  • A saída do console expõe os detalhes, resultado da construção e o retorno do upload do seu aplicativo sendo extremamente útil durante a compilação do código.
  • A saída do console é uma tela com lingueta localizada na parte de baixo.
  • O monitor serial pode permanecer aberto todo o tempo. Ele permite que seja feito o upload do código sem problemas.
  • O monitor serial também é uma tela com lingueta localizada embaixo.
  • O explorador do projeto se localiza à esquerda e contém todos os projetos de forma organizada.
  • O Eclipse é capaz de exibir multiplos monitores. Caso não veja nada no monitor, assegure que esteja vendo o monitor correto (através dos botões acima a esquerda do monitor)
  • O eclipse requer que a biblioteca <Arduino.h> seja definida. Portanto certifique-se o código que está trazendo de um sketch criado em outra IDE possua o #include <Arduino.h>

Fechando a página Welcome, temos a vista do ambiente de trabalho contendo várias áreas, algumas delas já descritas.

Para iniciar, escolhemos a placa através do menu Arduino - Preferences

Na árvore a esquerda, opção Arduino temos os subníveis:

  • Library Manager
    • Contém bibliotecas selecionadas para a grande maioria dos sensores, atuadores, display e periféricos conhecidos. A grande vantagem é que não é preciso "garimpar" as bibliotecas pela internet, sabendo que são razoavelmente confiáveis por serem incluídas aqui.
    • As caixas de seleção, quando são marcadas, baixam e instalam essas bibliotecas automaticamente.
  • Platforms and Boards
    • Contém a configuração das placas que vem pré instaladas (as dos Arduinos) e as instaladas através de URL json. Caso não encontre a placa desejada, utilize a opção Third party index URL's para incluir.
    • Você deve marcar as caixas de seleção para que as bibliotecas e outros artefatos referente as placas sejam baixadas e instaladas automaticamente.
  • Third party index URL's
    • Contém a lista de URL's de várias placas a serem configuradas.
    • O link Where do I find json URL's? facilita a procura pela URL desejada.

A conexão com o Arduino e instalação de driver caso necessário segue exatamente os mesmos procedimentos da IDE do Arduino.

Boa sorte!

'Labirito Master

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