Ajuda‎ > ‎

Como postar dúvidas

Postar dúvidas de forma correta vai permitir o entendimento de todos que os lêem, possibilitando a solução mais rápida dos problemas.

Quanto mais detalhamento relacionado ao problema for descrito, de forma que seja clara, consistente e suficiente, mais rápido será a resposta de quem deseja postar a solução.

Caso contrário, além do post ser ignorado pela maioria de quem visita, haverá um excesso de novas perguntas e tentativas de resposta até que o problema seja entendido. Fragmentos de informações serão perdidos ao longo de páginas e páginas de postagens, desgastando as pessoas e até confundindo ainda mais um problema que pode ser de simples solução.

Lembrem-se que este forum é uma comunidade e que aqueles que aqui ajudam, são todos voluntários. A maior motivação é a de se sentir bem em ajudar aqueles que sentem dificuldades de aprender novas técnicas, novos módulos ou até novas plataformas, seja iniciante ou não.

A quantidade destes voluntários depende da cultura de quem participa deste fórum e portanto, para melhorar o ambiente e motivar cada vez mais a prática de ajudar o próximo nos posts de ajuda.

Segue abaixo algumas dicas de como postar:
  1. Escolha o título do post como um super resumo do seu problema
  2. Descreva o problema de forma simples e clara para o melhor entendimento, sem escrever demasiado e sem se esquecer de detalhes que irão ajudar os leitores. Lembre-se que o leitor não o acompanhou no seu projeto e desconhece quaisquer detalhes que esteja em sua cabeça
  3. Inclua o código fonte do sketch, incluindo os cabeçalhos e as bibliotecas utilizadas. É importante que o código estera bem organizado, ricamente comentado e identado. Abaixo apresentamos um exemplo de identação de código
  4. Inclua os links de onde conseguiu os codigos fonte, bibliotecas, componentes e projetos que tomou como base
  5. Os nomes de componentes, módulos ou dispositivos são primordiais para se buscar mais informações caso necessário
  6. Diagramas do circuito e fotos detalhando a montagem também são realmente úteis, mesmo achando que fez toda a montagem corretamente, geralmente encontramos os erros de interpretação ou entendimento

Identação de código:
Identar (ou dentear) o código é organizar visualmente seu código de forma que os blocos dependentes fiquem alinhados e mais à direita, facilitando o entendimento do que está subordinado a que.
Muitos voluntários ao verem um código desorganizado e sem comentários, desistem de ajudar.
 
Exemplo de identação:
 
Sem identação:
 
void loop ()
{
a = b;
if (a ==  c)
{
x =y;
z++;
}
}
 
Identação recomendada:
 
void loop () {
    a = b;                       //  Valor em a igual ao valor em b
    if (a ==  c) {               //  Se valor em a igual a valor em c faça:
        x =y;                    //  Valor em x igual a valor em y
        z++;                     //  Incremente valor em z
    }
}
 
Este simples procedimento, colocará a sua idéia no texto do código, e tornará muito mais fácil ao amigo que te auxilia, a entender o que você quer fazer em cada ponto do seu programa, e o melhor ainda, é que você lembrará facilmente a função de cada trechos do seu código.
 
Como este site é uma comunidade de ajuda, e todos aqui o fazem por livre e espontânea
dedicação, uma solução descrita, pode ser a solução de outro amigo, portanto,
mais uma recomendação:
 
Ao verificar que sua ideia ou problema ficou resolvido, tome duas atitudes que serão
muito aplaudidas por todos deste site, faça assim:
Descreva a solução do seu caso, e escreva a palavra RESOLVIDO antes do inicio do 
titulo do seu post.

Agradeço ao meu grade amigo Rui Viana quem me forneceu a maioria das dicas aqui descritas.

Muito obrigado,
  'Eiju
Comments