Tutorial‎ > ‎Informatica e Internet‎ > ‎

Github - Dicas e truques

O git é uma poderosa ferramenta que permite o gerenciamento do código de projetos facilitando o trabalho do desenvolvedor e gerente de projetos controlando não somente os códigos dos programas, mas também a documentação e outros artefatos permitindo:
  • Acesso fácil pela rede;
  • Vários protocolos de comunicação;
  • Versionamento dos documentos;
  • Controle de acesso;
  • Merge de documentos;
  • Múltiplas ferramentas disponíveis em várias plataformas;
  • Acesso integrado nas principais IDEs;
  • Vasta documentação e exemplos de utilização.
Esta ferramenta se tornou tão importante que muitos desenvolvedores a utilizam seu usuário no github como referencia de seu potencial profissional em seus currículos.


Mas para os que preferem aprender com artigos em português, sugiro o seguinte link:

Contribuição

Graças ao colega OraculoX, Daniel, consegui implementar com sucesso a configuração no eclipse para publicar a biblioteca para o Arduino que criei.

A ferramenta git-scm pode ser encontrada no https://git-scm.com/, muito útil para iniciar rapidamente a utilização do git nas principais plataformas, independente de IDEs e outras aplicações.

O github é atualmente o melhor lugar na nuvem para compartilhar codigos, facilitando a cooperação entre times de desenvolvedores fornecendo a infra-estrutura necessária para o desenvolvimento colaborativo gerenciado.

O github abre automaticamente, o README na página inicial do seu projeto que podem estar no formato README, README.txt, README.md e README.adoc. Apesar de todos eles serem arquivos de texto, cada um deles possui sua própria sintaxe e portanto cada um tem suas vantagens e desvantagens.

O iniciante pode escrever o README.txt que é simplesmente um arquivo texto sem qualquer recurso especial de formatação e não requer nenhum conhecimento adicional, para entregar seu projeto no github rapidamente.

O site do projeto markdown http://daringfireball.net/projects/markdown/ fornece informações super úteis para confeccionar documentos README.md. O repositório do Github https://github.com/adam-p/markdown-here/wiki/Markdown-Cheatsheet serve como referencia aos recursos desta poderosa ferramenta.

Para informações sobre o formato do README.adoc, o site do projeto AsciiDoc http://asciidoc.org/ é um ótimo ponto de partida.

Este README é muito importante para divulgar o funcionamento e correta implementação da ferramenta oferecida no github, sendo a principal fonte de instrução para o novo usuario e portanto deve ser o mais detalhado possível ou pelo menos indicar as referências de outras fontes para mais informação.

Cadastro no github

O cadastro no github é bem fácil e rápido. Basta ir ao site http://github.com e seguir as instruções. Se estiver tendo dificuldades, por favor, compartilhe conosco adicionando seu comentário.

Criação de novo repositório

No github, os projetos são chamados de repositórios e podem ser abertos ao público ou privados.

Os repositórios privados permitem o controle de quem tem acesso ao conteúdo porém são pagos. Vale a pena para pequenas empresas ou grupo de desenvolvedores que não podem arcar com seu próprio servidor git.

Uma vez logado no github, selecione a opção do menu "+" no topo a direita: "New repository". Entre com o nome do seu repositório em "Repository name".

Vale a pena lembrar

A dica importante que sempre recomendo a todos é evitar acentuações, espaços e caracteres especiais em nomes de repositorios, artefatos de programação, variáveis, classes, etc...






Comments