Impressora 3D Graber Reprap

postado em 22 de dez de 2015 06:01 por Labirito Master   [ 3 de ago de 2016 11:31 atualizado‎(s)‎ ]
Para a confecção da impressora, foi adquirido o Kit completo disponível no Mercado Livre. Este kit é muito interessante pois é confeccionado com material barato e feito com CNC e outra Impressora 3D tornando o conjunto bastante acessível.
Esta impressora utiliza um Arduino Mega e um shield Ramps 1.4, descrito na página http://reprap.org/wiki/RAMPS_1.4.

O firmware da Ramps 1.4 está disponível em http://reprap.org/wiki/List_of_Firmware#Marlin.

Após receber e conferir o material, iniciou-se a montagem.
A montagem mecânica deve ser feita cuidadosamente pois seus componentes podem quebrar ou lascar. No meu caso, solicitei o meu kit com a estrutura em acrílico em vez de MDF.
Tomar muito cuidado ao manusear os fusos pois pode ocorrer a torção do conjunto do suporte da extrusora. Quanto menos torcer, maior será a robustez e precisão do conjunto.
Deve-se completar a parte mecânica completamente antes de iniciar a ligação da parte eletrônica.
Este vídeo é útil para entender as principais ligações https://www.youtube.com/watch?v=-4hEMSRRgz8.
Após entender todas as instruções da parte eletrônica, ligar os fios tomando o cuidado para rotear por caminhos que não interfiram no movimento do conjunto e também permitindo a fixação adequada para aumentar a segurança.
É importante lembrar que não se deve levantar o conjunto segurando as partes móveis.

Próximos passos:
Uma futura versão será planejada para implementar uma CNC que tenha a função de impressora 3D, gravadora, cortadora, desenhista, pintora, montadora entre outras outras funções. Pode ser que não seja adequado ter estas várias funções em um aparelho apenas pois por exemplo: uma CNC, gravadora e cortadora exige torque e força nos 3 eixos enquanto a impressora, desenhista, pintora e montadora exige rapidez nos eixos X e Y sem necessidade de força.
Para atender as funções de desenhista, pintora e até a CNC, a base deve suportar trabalhos para tamanhos A4 ou A3. O problema seria no caso da Impressora 3D que necessita da base com aquecimento.

Me recomendaram o fornecedor de filamentos: http://www.filamentos3dbrasil.com.br/


Gostei deste site contendo exemplos de peças impressas: http://www.thingiverse.com/search/page:1?q=anime&sa=
Comments